Resumo Do Livro Olga
O titulo do livro a ser resumido é “Olga”, ano em que foi escrito 1985, por Fernando De Morães, que compõe o gênero Jornalismo Literário.
Olga Benário é uma judia, nascida na Alemanha em 1908, de uma família de classe média, Olga que já na adolescência aproximou-se da Juventude Comunista onde passou a fazer parte dela. Olga uma linda mulher, alta, de cabelos escuros e olhos azuis, que atraiu o jovem comunista Otto Braun, com quem foi morar aos 16 anos de idade. Quando em 1928, Otto foi preso em Berlim, Olga liderou o seu resgate preparando uma operação militar para libertá-lo, e os dois fugiram para a União Soviética, onde passaram alguns anos. Por causa da famosa operação de resgate Olga começou a destacar-se no Partido, aumentando suas funções, o que causou desentendimentos entre o casal e levou seu namorado a romper o romance. Aos 26 anos, foi escolhida para na função de segurança pessoal, acompanhar até o Brasil o lendário comunista brasileiro – Luiz Carlos Prestes, a quem já admirava devido a sua façanha com a "Coluna Prestes “,para que liderasse a revolução de 1935 .Os dois adotaram nomes e nacionalidades falsas e fingiam ser um casal em lua de mel,mas acabaram se apaixonando verdadeiramente.No Brasil, instalaram-se no Rio de Janeiro, onde logo começaram a realizar movimentos de massa se os preparativos para a revolução,a grande libertação do pais. Após o fracasso da revolução no Brasil, Olga e Prestes intensificaram sua clandestinidade, mas foram denunciados, e em, 1936 caem nas Mãos de Vargas.
A Polícia colaborava com o governo nazista e a entrega de Olga aos alemães era muito esperada, ela defendeu o marido ate o ultimo momento, se colocando entre ele e os policiais, presos ela se agarrava ao marido, pois, sabia que aquela separação significaria sua morte e nunca mais se viram.
Houve uma grande manifestação entre os presos da casa de detenção do rio de janeiro liderados pelos comunistas, para tentar evitar que Olga fosse