Relat Rio De Viagem
Abril
2015
Introdução
Foi realizada uma viagem técnica para Vitoria da Conquista com destino ao Parque de exposição no dia 27 de março, essa viagem teve o intuito de aumentar os conhecimentos na área da bovinocultura, ampliando os conhecimentos com relatos dos produtores, comerciantes de equipamentos que irá ajudar no manejo dos bovinos e para conhecer raças de bovinos algumas encontradas na região e outras não.
Desenvolvimento
Dinâmica sobre a Higienização da Ordenha, Cruzamentos e vacinação.
Foi assistida uma mini aula de como se deve ser feita a o manejo sanitário da ordenha, que consiste na lavagem dos tetos com uma solução sanitária e depois da ordenha a lavagem dos tetos com uma solução glicerinada. Foi feita a apresentação de um cinto com compartimentos que servem para colocar as soluções, que ajudarão o manejador na hora da ordenha.
Também foi explicado sobre o teste para a detecção mastite, tanto a clínica que é feita com a caneca do fundo preto, tanto a subclínica que é feita com o CMT (CALIFÓRNIA MASTITE TESTE).
Também foi mostrado os cruzamentos das raças Holandeza e Gir, mostrado como conseguir o animal puro sintético que é um animal de boa produção de leite como também com grande rusticidade sendo um ótimo animal para a produção e que existe quatro tipos de cruzamentos com essas duas raças.
Foi feito uma explicação sobre a importância do rebanho estar sempre com vacinas e outros meios de prevenção contra doenças e parasitas em dias sendo de grande importância para a saúde do rebanho tanto quanto para a venda dos animais que só será possível se tudo estiver correto.
Animais
Estavam à disposição de visita várias raças de bovinos porém só se deu ênfase na raça dos bovinos Tabapuã e Guzera na qual no período da manhã foi feita a visita ao local em que os animais da raça Tabapuã estavam alojados o professor explicou as diferenças entre essa raça e a raça Nelore. Por serem animais bem parecidos por