SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS SEGUROS
Um computador não opera o máximo de sua potência por encontrar diversas barreiras no caminho. Mas alguns programas ajudam para o melhor funcionamento da máquina ou alertam para que o usuário possa alterar algumas configurações que não são usadas da forma adequada no PC.
Na plataforma Windows o sistema operacional está constantemente gravando e excluindo dados do disco de armazenamento, formando espaços vazios e não ocupados entre os arquivos ou seja ocorre a Fragmentação. O Windows acaba segmentando o espaço de armazenamento de maneira ineficiente e tornam o processo de leitura dos dados armazenados mais extensa pois a não consegue identificar se um byte está vazio ou não. Sendo necessário a desfragmentação que agrupa os pedaços de um mesmo arquivo e elimina os espaços vazios.
Todo tempo que o computador fica ligado, o Windows vai criando vários arquivos temporários e que nem sempre são excluídos ao desligar o computador havendo, assim, a necessidade de apagar os arquivos temporários com frequência. Na sequência das instalações/desinstalações de softwares, a base de registro acumula muitas chaves que não tem nenhuma utilidade, então deve-se diminuir a mania de instalação e desinstalação de programas apenas por curiosidade. Então o registros do registros inúteis devem ser limpos regularmente. Se mais softwares forem agregados ao sistema, mais registros são criados, o que vale para as atualizações que vão se sobrepondo aos arquivos existentes o que colabora para o acúmulo de dados completamente desnecessários para o sistema.
Eliminar o carregamento de programas desnecessários com o Sistema Operacional pois ao instalar alguns programas no computador, eles são configurados para serem iniciados junto com o S.O. Há também a possibilidade de modificar softwares que se lançam no início do Windows para otimizar o tempo de acesso ao desktop e também faz com que aumente o tempo de