Weslen
Faculdade de Computação de Montes Claros - facomp Segurança nos Sistemas Operacionais: Windows x Linux
Weslen Castro Lopes1
1. Introdução
Este trabalho foi realizado com o intuito de analisar os critérios mais utilizados na segurança dos sistemas operacionais “Windows e Linux”. Trataremos adiante o acesso às informações de segurança, o que é sistema operacional, como os sistemas operacionais lidam com os ataques, como combatem estes ataques, analisar e comparar ambos e, por fim, como instruir o usuário a deixar o seu sistema operacional mais seguro.
O sistema operacional Windows é globalmente conhecido criado pela empresa americana Microsoft cujo principal fundador é uma das pessoas mais conhecida do mundo. A Microsoft foi fundada por Bill Gates com cooperação de Paul Allen e começou o desenvolvimento do Windows em 1981 nos Estados Unidos, mas somente em Agosto de 1993 ele passou a ser considerada como um sistema operacional. Hoje, o impacto desse sistema operacional é muito grande, são milhares de cópias instaladas em todo o mundo.
Sistema operacional Linux é um software livre que foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds. Atualmente, o sistema operacional Linux vem crescendo cada vez mais no mercado e ganhando a confiança do usuário com o diferencial do Windows, ele é free (livre), o que leva a grandes programadores colaborar nas correções e melhorias do mesmo.
Um dos grandes problemas em se tratando de segurança dos sistemas operacionais é o grande número de ataques de vírus, hackers e pessoas que infectam os sistemas operacionais utilizados nos computadores pessoais e de grandes coorporações.
Vírus são arquivos maliciosos que deixam os sistemas operacionais travando, funcionando incorretamente, e alguns ao infectarem um computador, adquirem informações sigilosas do o usuário como documentos, senhas bancárias e entre outros.
1.2 Resumo
O