Relat rio de viagem a itu
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
LABORATÓRIO DE HISTÓRIA I
Hicaro Gabriel de Faria Machado R.A.: 169677
Relatório de Viagem ao Centro Histórico de Itu
Introdução
A viagem a seguir relatada ocorreu no dia 10 de junho de 2015, com o monitoramento do professor Dr. Carlos Gustavo Nobrega de Jesus e teve como destino a cidade de Itu. A excursão teve como objetivo desenvolver o olhar crítico ao museu, e à preservação de centros históricos como lugar de construção da memória.
Itu atualmente é sinônimo de Cidade Histórica, e nela podemos ver a tentativa de preservação, celebração e construção não só de uma memória, mas uma tentativa de construção de uma identidade nacional, a começar pelo próprio nome do museu da cidade, “Museu Republicano”, ou as construções preservadas nos dias de hoje.
Além do já citado Museu Republicano, visitamos vários outros lugares históricos, como a fábrica São Luiz, a primeira indústria a vapor do estado de São Paulo, igrejas barrocas, a casa da cultura, e todos esses lugares nos mostram como Itu é um lugar de celebração de uma memória.
A princípio nesse relatório, haverá apenas uma descrição com algumas observações, e ao final do mesmo, haverá uma análise histórica, essa forma, pode facilitar e talvez até incrementar a discussão histórica, que é o principal enfoque deste relatório.
Museu Republicano
Ao chegarmos em Itu, logo participamos de uma apresentação do museu, sobre atividades do museu, e logo após essa apresentação fomos à visita do museu, e ao entrarmos no museu, de imediato, nos deparamos com azulejos por todo o museu, que formam desenhos e o interessante nesses desenhos são as representações. No andar de baixo há muitos desenhos retratando a cidade de Itu, contando a história de Itu, desde sua fundação, passando pela instituição de vila para cidade, até os acontecimentos como a independência e a Convenção de Itu.
Podemos destacar nos desenhos que os azulejos formam, o desenho onde se tem