O SIGNIFICADO DE POLITICA
(Norberto Bobbio)
1) CONCEITOS IMPORTANTES PARA BOBBIO:
POLÍTICA: o que abrange “a natureza, as funções, a distribuição dos encargos estatais e as várias formas de governo. (...) arte e ciência de governar”. Deriva do grego politikós, que significa tudo o que se refere à cidade.
Bobbio ainda afirma que, “durante séculos, o termo política foi empregado prevalentemente para indicar obras dedicadas à esfera da atividade humana ligadas às coisas do Estado”, bem como que “comumente é empregado para indicar a atividade ou o conjunto de atividades que têm como ponto de referência a polis, ou seja, o Estado”.
ESTADO: é, como outrora fora a polis, o núcleo central das atividades políticas. É o resultado de uma associação pública (coletiva) que compreende várias formas de associações menores.
PODER: Bobbio empresta de Thomas Hobbes a definição genérica de poder, afirmando ser “algo que se baseia nos meios para obter uma vantagem”, ou de Russel, segundo quem é “o conjunto de meios que permite obter os efeitos desejados”.
Especifica o poder social, definindo-o como a capacidade que o homem tem de determinar o comportamento do(s) outro(s) homem(ens), o que se traduz como domínio ou dominação, instrumento para a realização de um propósito ou uma vontade.
TIPOLOGIA CLÁSSICA DAS FORMAS DE PODER: tem como critério o beneficiado e a legitimação do poder.
a) PATERNO: interesse dos filhos; baseado na natureza.
b) DESPÓTICO: interesse do patrão; baseado no castigo (delito).
c) POLÍTICO: interesse do governante e do governado (ideal); baseado no consenso.
TIPOLOGIA MODERNA DAS FORMAS DE PODER: tem como critério os meios de dominação do sujeito passivo pelo sujeito ativo.
a) ECONÔMICO: posse de bens “necessários” numa situação de escassez (abundância em um contexto de escassez, e a promessa de retribuição/compensação). (ricos x pobres).
b) IDEOLÓGICO: influência de ideias formuladas de uma determinada maneira por alguém revestido de alguma