estatistica
Aula 01
Prof. Junior
NÚMEROS
História dos números e suas representações numéricas:
“a... b... c... x... y... z... q... t... n...”
Cuidados com a representação abaixo:
“i”
Número é um objeto da Matemática usado para descrever quantidade, ordem ou medida. O conceito de número provavelmente foi um dos primeiros conceitos matemáticos assimilados pela humanidade no processo de contagem.
CONJUNTOS NUMÉRICOS
Números Naturais (N): Quantos alunos há em sua faculdade? Quantos representantes de alunos há em sua sala de aula? As respostas das respectivas perguntas resultam numa contagem de unidades. Qualquer número que resulte de uma contagem de unidades é chamado de número natural. A indicação N aponta o conjunto dos números naturais e N* o conjunto dos números naturais “não-nulos”, ou seja, que se inicia pelo n° 1.
0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,...
* 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,...
A soma de dois números naturais quaisquer é um número natural;
O produto de dois números naturais quaisquer é um número natural.
Números Inteiros (Z): Nem sempre é possível representar a subtração com números naturais. Ex: 3-5. Assim, foi criado o conjunto dos números inteiros.
...,4,3,2,1,0,1,2,3,4,...
* 4,3,2,1, ,1,2,3,4,...
...,
1
A soma de dois números inteiros quaisquer é um número inteiro;
A diferença de dois números quaisquer é um número inteiro;
O produto de dois números inteiros quaisquer é um número inteiro.
Estatística – 2014
Prof. Junior
Números Racionais (Q): Nem sempre é possível a representação em “Z”, de uma divisão. Ex: Não há número inteiro que represente o quociente -5:2. Assim, foi criado o conjunto dos números racionais.
a
Q a Z e b Z *
b
a
Q* a Z * e b Z *
b
Números Irracionais (Q’): É o conjunto dos números decimais composto pelas chamadas dízimas não-periódicas, que são números com infinitas casas decimais e