DIAGNOSE DE PLANTAS ANGIOSPERMAS
Campus de Santarém
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Turma: 2009
Disciplina: Morfologia Vegetal
Professora: Chieno Suemitsu
Acadêmica: Marcelle Monique da Cruz Soares
DIAGNOSE DE PLANTAS
ANGIOSPERMAS
SANTARÉM - PA
2010
MORFOTIPO 1: ACEROLA
Aceroleira é um arbusto de tamanho médio, com adaptação terrestre de raiz pivotante, possuem um tronco lenhoso de cor marrom claro nos ramos mais jovem e acinzentada no caule e nos ramos mais velhos. O tronco se ramifica desde base e a casca é levemente rugosa.
Sua copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes, a filotaxia da folha é oposta e composta, tem a presença de estipula e pecíolos, a lamina foliar é elípticas, a ápice e a base da folha são geralmente agudas, com a borda inteira; e são freqüentemente onduladas, apresentam pilosidade na superfície abaxial, e ausência de glândulas, a sua nervura é broquidóbroma. As flores são hermafroditas, dispostas em pequenos cachos axilares pedunculados (inflorescência indeterminada) de três a cinco flores perfeitas, com néctar, com a coloração róseo-esbranquiçados, o cálice composto por seis a sete sépalas, corola de cinco pétalas dialipétalas, os estames são em número de10 a 13, todos perfeitos, livres. Possuem filete em número de 10 a 13,com antera diteca. Apresenta gineceu sincárpico, com ovário súpero e flor monoclina e a presença de 2 carpelos. Cada carpelo tem 3 lóculos que apresentam 3 óvulos, que possuem placentação central.
Seu fruto é uma baga que quando madura, tem uma variação de cor que vai do vermelho ao vinho, passando pelo alaranjado, com um cheiro semelhante a da maçã, e o sabor é levemente ácido. Encontra-se em media 3 sementes em cada fruto, com a presença de epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Morfotipo 2: Mamoeiro (Carica papaya)
O mamoeiro é uma árvore do tipo raiz pivotante com adaptação terrestre, caule herbáceo, oco, cilíndrico, ereto e tem