APOSTILA DE SISTEM TICA VEGETAL
Curso de Engenharia Ambiental.
Disciplina: Morfologia, Fisiologia e Botânica dos Biomas Brasileiros.
Professor: Paulo César Franco
SISTEMÁTICA VEGETAL
Sistemática Vegetal é a parte da Botânica que tem por finalidade agrupar as plantas dentro de um sistema, levando em consideração suas características morfológicas internas e externas, suas relações genéticas, suas afinidades etc..
Taxonomia é a ciência que trata da identificação, nomenclatura e classificação das plantas, numa ordem racional, denominada Sistema (LAURENCE, 1973).
A Taxonomia é a parte da Sistemática que trata do estudo da classificação, incluindo suas bases, princípios, procedimentos e regras.
Taxonomia, Taxionomia ou Taxonomia (do gr. Táxis, “arranjo”, “ordem”; nomos, lei; suf. ia, “qualidade de”, “condição”) parte da Biologia que procura organizar e classificar dos seres, identificando as espécies e distribuindo-as pelos táxions1 (SOARES,
1993).
Há botânicos que consideram os termos Sistemática e Taxonomia como sinônimos.
Outros consideram com significado diferente, sendo a Taxonomia a ciência que elabora as leis da classificação, e a Sistemática a que cuida da classificação das plantas, seguindo um sistema nomenclatural que compreende a identificação, a nomenclatura e a classificação.
Assim, para entender o objetivo da Sistemática, é fundamental o conhecimento do significado de identificação, nomenclatura e classificação. É preciso também saber como cada indivíduo difere do outro e como eles são interdependentes.
A identificação pode ser feita por comparação a um elemento previamente conhecido ou comparado a uma descrição escrita por autor ou taxonomista competente.
Identificar um planta pelo seu nome comum (vulgar) é classificá-la, porém essa identificação pode estar errada, uma vez que, o correto, é identificar através da comparação com outras plantas previamente conhecidas ou a descrições previamente consultadas nas floras, manuais etc..
A nomenclatura está