O Significado das Runas
O Significado das Runas
Introdução
As runas são um alfabeto que era usado pelos povos nórdicos entre o século I e os tempos da Idade Média.
Mas existem vestígios de que alguns destes símbolos foram usados na Sumária e na Índia perto de 5.000
A.C.
Este alfabeto tem vários nomes e diversas variações e é vulgarmente chamado de Futhark, nome derivado das suas 6 primeiras letras FEHU, URUZ, THURISAZ,
ANSUZ, RAIDHO E KENAZ), assim como a própria palavra alfabeto (alpha, beta, etc.).
Além de servirem como alfabeto, as runas serviam também como um sistema de símbolos usados, como muitos outros, em magia e divinação.
Este livrete serve apenas de introdução, assim iremos apenas abordar a forma mais comum de uso das runas, com 25 peças – os 24 símbolos rúnicos e a runa branca. Existem muitas lendas e aplicações envolvendo as runas. Enquanto consideradas como alfabeto mágico, são empregues no fabrico de talismãs e cada runa é associada a um Deus distinto. Na sua interpretação,
2
O Significado das Runas
existe um significado espiritual e um significado mundano em cada uma das runas.
Actualmente as runas foram redescobertas como sistema de símbolos e ganharam imensa popularidade como meio divinatório. Mais do que uma alternativa curiosa às cartas de Tarot, elas são uma chave para compreendermos as crenças do povo antigo que as criou. As Runas tornaram-se numa ferramenta de desenvolvimento pessoal, transformação e estudo interior profundo.
O Significado das Runas
Os nomes das runas parecem ter passado relativamente intactos ao longo dos séculos e, embora não exista nenhum manuscrito que liste os nomes das antigas runas germânicas, os poemas escandinavos e anglo-saxónicos são concordantes, de onde podemos deduzir a sua origem em comum. Estes nomes são provavelmente a nossa melhor pista para aquilo que cada runa significava para aqueles que as usavam noutros tempos.
3
O Significado das Runas