realismo
1 . Contexto Histórico pág. 1
Contexto Histórico do Realismo pág. 1
Contexto Histórico do Naturalismo pág. 1
2. Características do Realismo e Naturalismo pág. 2
Características do Realismo pág. 2
Características do Naturalismo pág. 2
3. Principais Autores...................................................................................................pág. 2
Principal autor do Realismo no Brasil .....................................................................pág. 2
Principal autor do Naturalismo no Brasil ................................................................pág. 2
Contexto Histórico do Realismo
O Realismo no Brasil O Realismo no Brasil Teve seu início, oficialmente, em 1881,coma publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. Esta escola só entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.
Com a introdução do estilo realista, assim como do naturalista, o romance, no Brasil, ganhou um novo alcance, a observação. Começou-se a escrever buscando a verdade, e não mais para ocupar os ócios dos leitores.
Machado de Assis, considerado um dos maiores expoentes da literatura brasileira e o maior do Realismo no Brasil, desenvolve em sua ficção uma análise psicológica e universal e sela, portanto, a independência literária do país.
Contexto Histórico do Naturalismo
O Naturalismo é a radicalização do Realismo. (1880) Essa nova escola literária baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
O Naturalismo esboçou o que podemos declarar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista.
O Naturalismo expandiu-se para outras artes.
No Brasil, as primeiras obras naturalistas são publicadas em1880, sendo influenciadas pela leitura de Zola. O primeiro romance é O mulato (1881) do maranhense Aluísio de Azevedo, o escritor que melhor