o significado da moeda
RESUMO: Setor Público
16/11/2014
Trabalho apresentado para avaliação e análise ao docente Monica Mansur, do curso de Direito da Faculdade de Tecnologias e Ciências – FTC da disciplina Economia.
16/11/2014
O significado da moeda: Moeda é o conjunto de ativos na economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas. Inclui apenas os poucos tipos de riqueza que são comumente aceitos por vendedores em troca de bens e serviços. A moeda tem diversas funções reconhecidas, que justificam o desejo de as pessoas a reterem (demanda):
Funções da moeda:
Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral, para ser recebido em contrapartida da cessão de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para solver débitos e é um meio de pagamento geral.
Unidade de conta: Permite contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas.
Esta função da moeda suscita a distinção entre preço absoluto e preço relativo. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter uma unidade de um bem, ou seja, é o valor expresso em moeda. O preço relativo exige que se considere dois preços absolutos, uma vez que é definido como um quociente. Assim, P1 e P2 designam os preços absolutos dos bens 1 e 2, respectivamente. P1/P2 é o preço relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Ou seja, é a quantidade de unidades do bem 2 a pagar por cada unidade do bem 1.
Reserva de valor: A moeda pode ser