o seminarista
Bernardo Guimarães (1825-1884) nasceu no dia 15 de agosto, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Filho de João Joaquim da Silva Guimarães e Constança Beatriz de Oliveira Guimarães. Estudou no seminário e aos 22 anos ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo. Entre suas obras estão: Cantos da Solidão, O Garimpeiro, A Escrava Isaura, O Ermitão de Muquém, A Voz do Pajé, etc.
2. Enredo No interior de Minas Gerais, Eugênio, filho de fazendeiros, passa a infância ao lado de Margarida, que era filha de uma simples agregada da fazenda. Dessa convivência nasce um amor, e para evitar que o romance continue, os pais de Eugênio o colocam em um seminário, obrigando ele a seguir a se tornar padre. O tempo vai passando, mas Eugênio não se esquece de Margarida, com a ajuda dos Padres, os pais de Eugênio inventam a história do casamento da moça, fazendo com que o rapaz ficasse desiludido e optasse pela carreira de Padre, definitivamente. Certo dia Eugênio resolve voltar a sua vila natal, e ele é chamado para socorrer uma moça doente. Era Margarida, que lhe conta toda a verdade, disse ela que havia sido expulsa da fazenda, e com a mãe já morta, passava necessidades e não tinha casado com ninguém, pois ainda o amava. Então a paixão renasce depois daquela visita, e os dois se entregam ao amor que sempre existiu entre eles. Incomodado com o remorso, Eugênio se prepara para rezar a sua primeira missa, quando é chamado para encomendar um corpo que acabava de chegar à Igreja. Era Margarida, Eugênio não resiste ao choque e na hora da missa enlouquece devido ao dilema da morte de sua amada e a quebra do seu voto de castidade perante a Igreja Católica.
3. Personagens
Principais:
Eugênio - É o protagonista da história, e também o seminarista, apaixonado por Margarida.
Margarida - Afilhada dos pais de Eugênio, era morena de olhos grandes negros cheios de vivacidade, de corpo esbelto e flexível.
Capitão