o segundo sexo
Faculdade Mineira de Direito
O SEGUNDO SEXO
Belo Horizonte - MG
2012
O SEGUNDO SEXO O trabalho apresentado a seguir diz respeito à disciplina de Filosofia do 1° Período do Curso de Direito, Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientadora: ****
Belo Horizonte – MG 2012
O Segundo Sexo
O livro, O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, é uma importantíssima obra para o movimento feminista. Publicado em 1949, é uma analise sobre a realidade das mulheres na sociedade, procurando entender o que as levou a essa realidade através da historia.
No primeiro texto da segunda parte, Beauvoir explica como a maternidade era vista como um fardo e uma limitação das capacidades da mulher dentro da sociedade, e como essa limitação se tornou um fato gerador da soberania masculina sobre a mulher e sobre a própria natureza.
No segundo texto da segunda parte, é descrita uma inversão dos valores agregados a mulher na sociedade, mas que mesmo assim ainda há uma gradual dominação da mulher pelo homem. Ela cita, por exemplo, pensamentos de filósofos gregos como Pitágoras, afirmava que havia um princípio bom que teria criado o homem, e um princípio ruim que teria criado a mulher. Relacionando o homem à luz e a mulher às trevas.
Beauvoir levanta questões como a disposição física da mulher e seu papel nos clãs, segundo pesquisas feitas pela autora chegasse à conclusão que devido a estratégias feitas pelos clãs para proteção dos mesmos, torna perfeitamente aceitável a idéia de que mulheres teriam a musculatura e sistema respiratório tão desenvolvidos quanto aos dos homens. Em alguns relatos como os das amazonas de Daomé, as mulheres participavam, de guerras e vinganças sangrentas, eram corajosas e até cruéis assim como os homens. Estas guerreiras podiam praticar os mesmo serviços que homens, não com mesmo potencial físico, mas essencialmente importantes e úteis ao clã.
Um fator que