Abordagem de processo
Introdução
A abordagem de processo é uma forma eficaz de se organizar e gerenciar a maneira como as atividades da empresa agregam valor. Enquanto, numa estrutura mais tradicional, as atividades da empresa são organizadas e gerenciadas verticalmente, na abordagem de processo as atividades são organizadas e gerenciadas horizontalmente, mostrando a maneira como as atividades da empresa agregam valor para o cliente.
Segundo Harrington (1993) processo é um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar seus objetivos;
Já Davenport (1994) define processo como a ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, como um começo, um fim, entradas e saídas claramente identificadas, enfim, uma estrutura para a ação;
Johansson ETAL. (1995) define que processo é o conjunto de atividades vinculadas que tomam um insumo (entrada) e o transformam para criar um resultado (saída). Teoricamente, a transformação que nele ocorre deve adicionar valor e criar um resultado que seja mais útil e eficaz ao recebedor acima ou abaixo de cadeia produtiva.
Serão citados: as Metodologias e Objetivos de Melhorias de Processo, onde através do ciclo PCDA planejam melhorias verificando se é eficácia, e depois através de monitorar os indicadores constatada se é necessário ou não uma provável melhoria.
Também serão especificados os Objetivos Básicos de uma Medição, serão citados alguns objetivos que a Medição de todos os processos deverão têm que atingir.
Serão destacados os Critérios Básicos para a Seleção dos Processos, que ajudara muito na melhoria continua das etapas dos processos, assim os critérios que contribuíram absolutamente em um grande impacto juntos aos clientes, assim tendo significativo maior para ambos as partes.
Abordagem de Processo
A abordagem de processo é um dos oito princípios de gestão da qualidade nos quais se baseia toda a