o saber docente
O saber docente não é apenas aqueles que ligados ao ensinar conteúdos aos alunos, mas é também todo o saber social manifestado em relações mais ou menos complexas entre o professor e o aluno. Para Tardif, o saber docente é um saber plural . Também afirma o saber não é produzido fora da prática .
2) Tardif (2002) afirma que existem diferentes saberes presentes na prática docente. Identifique e defina cada um deles.
O saber docente é um saber plural:
a) Saberes da formação profissional: são saberes recebidos nas instituições de formação de professores. O educador e o ensino se tornam objeto de saber para as ciências humanas e ciências da educação.
b) Saberes disciplinares: são saberes que correspondem aos diversos campos de conhecimento e aos saberes que dispõe a sociedade, se apresentando na forma de disciplinas. Esses saberes emergem da tradição cultural e dos grupos sociais produtores dos saberes.
c) Saberes Curriculares: são saberes que se mostram sob forma programas escolares ( objetivos, conteúdos e métodos), os quais devem ser aprendidos e aplicados pelos professores. Assim se apresentam os saberes sociais definidos e selecionados pela instituição escolar, como modelo e formação da cultura erudita.
d) Saberes experienciais: são saberes que surgem a partir do trabalho cotidiano do professor, também chamados de saberes práticos por partir da própria prática do educador. Esses saberem são incorporados à experiência do professor e de seu grupo de trabalho na forma de habitus e habilidades de saber-fazer e saber-ser.
3) De acordo com o autor, quais as características ( perfil) do(a) professor(a) ideal?
O professor ideal deve conhecer sua matéria, disciplina e seu programa, mas também possuir conhecimento sobre as ciências da educação e pedagogia e desenvolver um saber prático, baseado em sua experiência diária com os alunos.
4) Como se estabelecem relações entre os professores e seus próprios