O roteiro de oito passo
O roteiro de oito passos
Abordagem sistemática é essencial para impulsionar uma empresa a obter excelentes resultados com alianças e para evitar que gerentes inexperientes caiam em armadilhas.
No trabalho uma constatação é que as empresas não americanas muitas vezes possuem urna visão mais ampla do que é possível alcançar por meio de uma aliança. Dessa forma elas veem a aliança com uma empresa nos Estados Unidos como uma porta de entrada ou plataforma de lançamento para uma integração sempre maior, enquanto as empresas norte-americanas parecem mais preocupadas com uma única oportunidade de negócio.
Identificando as melhores práticas.
Depois de pesquisarmos complexa com importantes empresas nos Estados Unidos e em outros países foram identificadas atividades que distinguem as mais experientes das menos experientes onde foi verificado diversos níveis de habilidades na aplicação das melhores praticas.
Chegamos a uma determinação geral das melhores práticas que levam aos resultados mais efetivos e a uma análise similar feita por setor após essas pesquisas podemos identificar oito passos de sucesso nas alianças.
Passo l:Definir estratégias e objetivos
As empresas experientes na formação de alianças procuram determinar o que estão procurando:
Consenso quanto às razões que as impedem de ter sucesso independentemente e aos motivos que as levam a achar que é preferível suprir as capacidades que lhes faltam por meio de alianças do que desenvolvê-las internamente ou recorrer a urna aquisição.
Valor gerado com cada aliança que cada parceiro sonzinho não poderá desenvolver.
Analisam recursos e disposição e motivação que podem oferecer.
Detectam as principais falhas em relação a diversos requisitos.
Passo 2:Selecionando os parceiros
A seleção, a identificação e a aproximação de parceiros constituem um dos obstáculos mais resistentes no processo de construção das alianças, uma postura ativa permite a urna empresa descartar parceiros