TERAPEUTICA RESPIRATÓRIA
DISCIPLINA TERAPÊUTICA VETERINÁRIA – PROFESSOR JOÃO ALISON
ANTONIO TORRES DA ROCHA FILHO
TERAPÊUTICA ESPECIAL:
SISTEMA RESPIRATÓRIO
CAUCAIA – CE / 2014
SISTEMA RESPIRATÓRIO
- PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA
A respiração é uma das ações fundamentais para manutenção de vida dos animais, sendo responsável por captar o oxigênio necessário para as células e distribuir para todo o organismo, isso sendo fisiologicamente feito pelo sistema respiratório e hemácias que distribuem o oxigênio pelo sangue. Além disso, há a necessidade de se retirar do corpo os gases que não se precisam no organismo, como o gás carbônico. Ou seja, a respiração é o meio pelo qual animais obtêm e usam oxigênio (O2) e eliminam gás carbônico (CO2), troca de gases no processo de respiração celular. O2 é levado pelo sangue pelas as hemácias, sendo recebido pelas mitocôndrias. O (CO2), produzido no organismo é liberado para o meio ambiente.
A função do sistema respiratório é realizar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico. Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica, tais como:
- Nariz externo: Parte externa das narinas que fica presente no focinho do animal.
- Cavidade nasal: Cavidades nasais são pareadas e separadas entre si pelo septo nasal. Mucosa: bem vascularizada, aquece e umidifica o ar aspirado. Conchas Nasais: principal função - Refrigerar o sangue que vai para o cérebro. Troca de calor com o ar.
- Faringe: Passagem comum para o ar e comida, o ar vai para a laringe e o