resumo de elementos de lingu stica 1
Método histórico-comparativo: método de fazer linguística dominante no século XIX que compara as línguas na busca de semelhanças e verificando a história de cada uma delas à procura de origens comuns.
Novo objeto de estudo da Linguística (Saussure): o ponto de vista cria o objeto, o objeto não precede ao ponto de vista, portanto Saussure cria um novo objeto de estudo ao propor um novo ponto de vista: o ponto de vista sincrônico, a língua como sistema. A separação radical com o ponto de vista diacrônico é uma necessidade fundamental. Normativo x Descritivo: o ponto de vista normativo é excluído; as leis buscadas são de funcionamento, não de normas sociais; abandona-se as ideias de bom senso e os preconceitos, os julgamentos de valor. Caráter oral/vocal das línguas naturais: a língua falada se torna objeto (quase) privilegiado de investigação.
Dicotomias (em Saussure): par de conceitos que devem ser definidos um em relação ao outro, de modo que um só faz sentido em relação ao outro. Sincronia e Diacronia: o ponto de vista sincrônico na Linguística estuda a mudança nas línguas através do tempo, enquanto o ponto de vista sincrônico vê a língua em um determinado estado isolado de suas mudanças como um sistema de elementos linguísticos (em que um elemento se define pelos demais elementos). Os fatos sincrônicos ou a regularidade sincrônica são gerais, mas não imperativos (pois pode ser modificada na diacronia). O fato diacrônico é imperativo, já que se impõe à língua. Língua e fala: componentes da linguagem (que procede da faculdade humana de simbolizar)
Língua (langue)
Fala (parole)
Coletiva
Particular
Dado social
Dado individual
Sistemática
Assistemática
Código comum, contrato coletivo ao qual todos os membros da comunidade devem submeter-se em bloco
Ato individual de vontade e inteligência, maneira pessoal de utilização do código
Produto social registrado passivamente
Ato de criação, livre
Estrutura
Uso (oral,