Turismo De Experi Ncia
Alguns dos exemplos de turismo de experiência, é a cidade de Itacaré na Bahia, que dentre tantos lugares para praticar o turismo de experiência, é um local que conseguiu se desenvolver da sua forma, aos pouquinhos foi conquistando seu espaço.
A cidade de Itacaré, com quase 300 anos de história, ocupa uma área de 730,28 Km² e possui uma população de 24.318 habitantes (SEI, 2009). Durante muitos anos, Itacaré contava com um acesso difícil, já que para chegar ao destino teria que enfrentar mais de 50 km de estrada de terra, entre subidas e descidas nas inúmeras serras (BAHIA, 2002).
Em fins da década de 1990, a pequena cidade de Itacaré, começou a despertar o interesse de surfistas por conta do seu litoral. Contudo, um fator de essencial importância para o turismo em Itacaré foi a conclusão, em 1998, do trecho da rodovia BA 001, conhecida como Estrada Parque Ilhéus – Itacaré (HVS, 2005).
Por seu isolamento, Itacaré conservou parte de sua natureza, pois parte do território do município está coberto pela Área de Proteção Ambiental (APA), numa extensão que segue desde Itacaré a Serra Grande, abrangendo também o Parque Estadual do Conduru, que abriga importantes trechos de Mata Atlântica ainda preservados.
Por conta desse contexto, entender e estudar a prática do turismo nesse destino tornou-se uma tarefa complexa. Analisando o perfil dos turistas que visitam Itacaré, identifica-se também o segmento internacional (público com elevado padrão de gastos, e de igual modo exigente na qualidade de serviços), que busca passeios eco turísticos e de aventura (HVS, 2005).
Desde então, a quantidade de turistas que procuram o destino aumenta a cada ano. A infraestrutura vem seguindo essa demanda. Construções de resorts, hotéis, pousadas e restaurantes garantem suporte a Itacaré. Com