O renascimento
2. Arte Renascentista O Renascimento marca o início da idade moderna; Intensificou-se na Europa durante os séculos XV e XVI; Teve início na Península Itálica, desenvolvendo-se posteriormente em outros países Europeus, como: Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Alemanha.
3. Principais características renascentistas: 1. Valorização da cultura greco-romana; Para os artistas renascentistas, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais.
4. Principais características renascentistas: 2. As qualidades mais valorizadas no ser humano passam a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
5. Principais características renascentistas: 3. O homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo); Na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo).
6. Principais características renascentistas: 4. A razão e a natureza passam a ser valorizados com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e do universo.
7. Renascimento Em contraposição ao período das trevas, a Idade Média, a arte renascentista: representou a evolução das artes, sobretudo da pintura, escultura, arquitetura, literatura e música com características e propostas novas. valorizou o homem como a medida de todas as coisas.
8. Renascimento Os humanistas Intelectuais italianos interessados em renovar os estudos das universidades medievais; Privilegiavam a teologia, o direito e a medicina.
9. Renascimento Os humanistas Estudavam disciplinas que valorizavam as atividades próprias do homem e que os preparavam para o exercício de sua liberdade, como a poesia, a filosofia, a história, a matemática e a retórica.
10. Renascimento A filosofia humanista deu origem a um homem de mentalidade renovada que tinha como principais virtudes a coragem, a eficiência, a inteligência e o talento para acumular riquezas,