O RELAT RIO
A etapa final de um processo de pesquisa é a elaboração do relatório, que será apresentado com os resultados obtidos. Um bom relatório é fundamental para o êxito dos resultados, pois a comunicação eficiente valoriza a pesquisa , o resultado e os pesquisadores.
O relatório deve ser completo, preciso, objetivo, claro e conciso. A seqüência lógica dos fatos apresentados, uma linguagem clara e direta, a indicação correta dos elementos que devem ser destacados e a lógica da apresentação são fundamentais para a qualidade do relatório.
Um relatório tem duas finalidades:
Fornece um relato permanente, global e coerente de uma investigação, um estudo ou pesquisa.
Fornece a informação necessária à tomada de decisões.
Além destas finalidades, o relatório indica:
A qualidade do assunto discutido no próprio relatório.
O autor do relatório será julgado com base na qualidade de seu trabalho escrito.
Ou seja,
Lembre-se de que a sua promoção poderá depender da qualidade do relatório, pois um relatório insatisfatório poderá ser indicativo de incompetência.
Em alguns casos, a redação do relatório poderá ser a finalidade principal do trabalho.
PLANEJAMENTO DO RELATÓRIO
O relatório deve descrever, de maneira clara e em uma seqüência lógica, os passos dados para a realização do trabalho. Isto significa que o relatório deve ser planejado no início do trabalho, para impedir que falte uma parte importante da informação. Isto implica:
Elaborar uma lista de todos os elementos que serão incluídos no relatório, a fim de recolher a informação no momento em que ela é necessária.
O relatório é uma espécie de modelo de todo o trabalho e a preparação do relatório é um miniprojeto dentro do projeto. Isto se aplica quer o assunto do relatório seja uma experiência científica, uma proposta de negócio ou uma grande sondagem.
No caso de relatórios a serem entregues para clientes, o trabalho deve ser organizado de forma a produzir a informação que o cliente quer realmente ver