O que é ( estratégia de ) não mercado ?
que é
(estratégia
de) não mercado?
Alexandre Faria*
Márcio Moutinho Abdalla**
A
Resumo
área de gestão estratégica (GE) apresenta um número crescente de desafios e oportunidades para acadêmicos e estrategistas do resto do mundo. Por causa da crescente importância do resto do mundo no contexto da globalização neoliberal, o conceito de não mercado (ou non-market) em GE teve uma surpreendente e questionável trajetória de ascensão em anos recentes, após um longo período de marginalização e invisibilidade durante a Guerra Fria. Sob uma perspectiva do resto do mundo, o artigo analisa o conceito de não mercado por meio de um desenvolvimento histórico-interdisciplinar que desafia a teorização de mercado subjacente e traz à tona dimensões de geopolítica de conhecimento que ajudam a explicar essa curiosa trajetória do conceito de não mercado em GE. A análise revisa críticas feitas na literatura euro-americana à teorização estreita de mercado para argumentar que não mercado é um conceito que permite que intervenções no resto do mundo, protagonizadas por grandes corporações, sejam classificadas como estratégias de não mercado e legitimamente representadas como um mal necessário. Por meio de uma perspectiva de diálogo multipolar, os autores propõem ao final, a reconceituação de não mercado e estratégia de não mercado com base no resgate de teorizações ampliadas de mercado que continuam sendo marginalizadas pelo americanismo.
Palavras-chave: Mercado. Não mercado. Modismo. Geopolítica do conhecimento. Sociologia e economia política.
T
Abstract
he area of strategic management (SM) brings an increasing number of challenges and opportunities for academics and strategists of the rest of world.
Because of the increasing importance of the rest of the world in the context of neoliberal globalization, the concept of non-market in SM had a surprising and curious trajectory of rise in recent years, after a long period of marginalization