Marketing
(a partir de Princípios de Marketing, de Philip Kotler)
Estratégia de Marketing é definida por Kotler como a lógica de marketing pela qual uma unidade de negócios (pode ser uma divisão da empresa, uma linha de produtos dentro da divisão, ou, algumas vezes, um único produto ou marca) espera atingir seus objetivos.
Para planejar uma estratégia de marketing eficiente, a empresa deve levar em conta tanto seus concorrentes, quanto seus clientes atuais e potenciais. Uma estratégia de Marketing deve integrar as políticas da empresa ou instituição com seus objetivos, e propiciar que se estabeleçam táticas (sequências de ações) de forma coerente, além de permitir que a empresa ou marca obtenha uma vantagem competitiva sustentável.
Dentro do Marketing, podem-se perceber inúmeras estratégias, planos desenhados para atingir objetivos e determinar qual o melhor caminha a ser seguido no mercado, suas possíveis alterações e também reações que devem estar devidamente detalhadas para que não apareçam surpresas ao longo do tempo, especialmente perda de mercado por se negligenciar algum fator que pode ser uma variável capaz de alavancar o sucesso do concorrente.
Em mercados competitivos é fundamental conduzir estudos que permitam determinar as melhores estratégias para cada produto, seja ele novo, ou mesmo já inserido no mercado, pois muito mais do que apenas criar, é necessário que o Marketing faça um acompanhamento contínuo do andamento do mercado como um todo.
A análise dos concorrentes envolve primeiro a identificação dos principais oponentes (análise do setor e análise do mercado), que inclui informações sobre seus objetivos, estratégias, forças, fraquezas e padrões de reação. De posse de tais informações, pode escolher que concorrentes podem ser atacados e quais devem ser evitados.
A melhor estratégia competitiva de marketing a ser utilizada depende de alguns fatores, como: posição a posição competitiva que a empresa ocupa no setor em que atua e