Piscologia no direito
PROFESSORA ANTONIA DE LA CRUZ
APOSTILA ELABORADA POR ANTONIA DE LA CRUZ – CURSO DE DIREITO
OBJETIVOS: CONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS, ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES, NA SOCIEDADE, SEGUNDO A PSICOLOGIA SOCIAL. IDENTIFICAR ALGUNS PROCESSOS QUE OCORREM NOS GRUPOS E OS DIFERENTES TIPOS DE GRUPOS. INTERPRETAR AS ESTRUTURAS DE PODER NAS ORGANIZAÇÕES.
AULA 5
PROCESSO GRUPAL
➢ A NOSSA VIDA COTIDIANA É DEMARCADA PELA VIDA EM GRUPO => AS PESSOAS PRECISAM COMBINAR ALGUMAS REGRAS PARA VIVEREM JUNTAS.
EX: SE ESTIVER NUM PONTO DE ÔNIBUS ÀS SETE HORAS DA MANHÃ, EU PRECISO TER ALGUMA CERTEZA DE QUE O TRANSPORTE AGUARDADO PASSARÁ POR ALI MAIS OU MENOS NESTE HORÁRIO. ALGUÉM COMBINOU ISSO COM O MOTORISTA. AO CHEGAR À ESCOLA, ENCONTRO COLEGAS QUE TAMBÉM TÊM AULAS NO MESMO HORÁRIO.
➢ A ESSE TIPO DE REGULARIDADE NORMALIZADA PELA VIDA EM GRUPO, CHAMAMOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO. ↓ REGULARIDADE COMPORTAMENTAL NORMATIZADA PELA VIDA EM GRUPO.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
➢ BERGER E LUCKMANN => COMEÇA COM O ESTABELECIMENTO DE REGULARIDADES COMPORTAMENTAIS. ➢ AS PESSOAS VÃO, AOS POUCOS, DESCOBRINDO A FORMA MAIS RÁPIDA, SIMPLES E ECONÔMICA DE DESEMPENHAR AS TAREFAS DO COTIDIANO.
TAREFAS ↓ HÁBITOS => SE ESTABELECEM QUANDO AS TAREFAS REPETEM-SE MUITAS VEZES. ↓ TRADIÇÃO => SE IMPÕE PORQUE É UMA HERANÇA DOS ANTEPASSADOS. ↓ INSTITUCIONALIZAÇÃO => QUANDO SE PASSAM MUITAS GERAÇÕES E A REGRA ESTABELECIDA PERDE A REFERÊNCIA DE ORIGEM (O GRUPO DE ANTEPASSADOS), DIZEMOS, ENTÃO, QUE ESSA REGRA SOCIAL FOI INSTITUCIONALIZADA.