O que é a realidade
O que é a realidade
Existem várias realidades. Não importa se a realidade é passada de maneira científica , cada um constrói de maneira distinta a sua realidade. A realidade e a verdade tem seu valor de acordo com o contexto em que é empregada. O homem constrói sua realidade seu mundo.
O homem utiliza a palavra a linguagem reflexiva sobre si mesmo e desta maneira ao criar o tempo ou a consciência dele passa a ter uma visão de passado, presente e futuro.
O homem é mais do que um corpo, ele tem consciência dele, mas, também pode transcender o aqui e agora dando novos significados a sua existência.
O poder da palavra de dar sentido às coisas do mundo tornando-as importantes e fazendo-se importantes e existentes.
“Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo” Ludwig Wittgenstein
A realidade fundamenta-se em propósitos práticos como a sobrevivência. Os conhecimentos práticos não são questionados;
É importante ter o conhecimento geral já que por ser difícil não temos o conhecimento específico porém, temos que saber onde buscar ou a quem recorrer.
A construção da realidade é um processo social onde tipificamos os indivíduos e as situações e isto contribui para a estabilidade da realidade.
A formação de hábitos também ajuda na construção da realidade.
As instituições necessitam de indivíduos, para criá-las e cuja finalidade é passada de geração a geração passando a ter vida independente cristalizada e a realidade é então coisificada agora o homem deve adaptar-se a ela.
As instituições são legitimizadas por meio da linguagem.
Não valem os interesses individuais e sim os das instituições.
As instituições ou sociedades controlam os próprios membros e a sociedade para que se mantenham o mesmo entendimento da realidade.
A sociedade pode através da revolução transformar as instituições construindo assim uma nova realidade.
A manutenção da realidade via hábitos e rotinas.
A verdade depende de seu momento ou seu tempo histórico