O que é um Incêndio
A COMBUSTÃO Há fogo quando há Combustão, que é definida como uma reação química de oxidação, na qual uma substância combustível reage com o comburente, ativada pelo calor (elevação de temperatura), com desprendimento de energia luminosa, calor e gases combustíveis.
TETRAEDRO DO FOGO
O COMBURENTE
É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão. O oxigênio é o comburente mais facilmente encontrado na natureza. O oxigênio existe no ar atmosférico em uma quantidade aproximada de 21%. Normalmente, não ocorre chama quando a concentração de oxigênio no ar é inferior a 16%.
O COMBUSTÍVEL
É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais etc.). É o elemento que serve de campo de propagação ao fogo. Dentre as diversas classificações que podemos atribuir aos combustíveis, interessam ao nosso estudo as seguintes:
- Quanto ao estado físico.
Sólidos ( carvão, madeira, pólvora, etc. );
Líquidos (gasolina, álcool, éter, óleo de linhaça, etc.) e
Gasosos (metano, etano, etileno, butano, etc.).
- Quanto à volatilidade.
Voláteis - são os combustíveis que, nas condições normais de temperatura e pressão, desprendem vapores capazes de se inflamarem, em temperaturas inferior 20 º C (álcool, éter, benzina, etc.) e
Não voláteis - são os combustíveis que desprendem vapores inflamáveis após aquecimento acima da temperatura ambiente (óleo combustível, óleos lubrificantes, óleo de linhaça, etc.), considerando as condições normais de pressão.
- Quanto à presença do comburente.
Com comburente – combustível que possui em sua própria estrutura molecular o comburente (pólvoras, cloratos, nitratos, celulóide e metais combustíveis, tais como: lítio, zircônio, titânio, etc.), neste caso a combustão poderá ocorrer em atmosfera com concentrações de oxigênio inferiores a 16%; e