O QUE É UM CURRÍCULO?
O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo, e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato. É a sua propaganda, um documento que relata a evolução da sua carreira profissional e, portanto, você deve tomar muito cuidado na hora de elaborá-lo.
Procure destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soem como um clarim anunciando quem você é de maneira elegante e agradável. O documento deve conter informações sobre a sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades realizadas anteriormente.
Normalmente, o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você. Dessa forma, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar. O currículo não deve ser muito extenso nem apresentar borrões ou erros ortográficos, além disso, é melhor que todas as vias sejam originais, visto que nem sempre a qualidade das cópias é muito boa. As informações nele contidas devem ser verdadeiras, breves e simples.
CURIOSIDADES SOBRE O CURRICULUM VITAE
• HISTORIA E ORIGEM DO NOME
O nome "Curriculum" vem do latim "Curriculum Vitae", que quer dizer "história escrita da vida", ou simplesmente ‘carreira da vida’, um registro da sua história profissional. Como curiosidade, o plural de "Curriculum" é "Curricula", e não "Curriculuns" como alguns talvez pensem, pois o plural da terminação "-um" em latim exige o "-a" no final.
Mesmo sendo chamado por muitos por apenas "CV", seu nome em língua portuguesa passou a ser "currículo", e este sim é flexionado no plural ("currículos").
• SEU USO EM OUTROS PAÍSES
A cultura de cada região influencia a elaboração de um currículo.
Vamos citar quatro exemplos, tendo em foco apenas o número de páginas:
- No Brasil utilizamos atualmente, no máximo, duas