Educação, Educações, Educação
1- O que é educação e por que a educação acontece mais fora de escola do que dentro dela?
R: Educação é a maneira de como os homens transmitem, transformam e perpetuam os valores, hábitos e costumes (cultura) de uma sociedade; e a educação acontece mais fora da escola do que dentro dela porque são na maioria das vezes apenas transmitidos por ela, e não transformados e perpetuados que deveria ser papel da educação, são desenvolvidos fora dela.
2- O que é cultura e por que a relação da cultura com a educação deu ao homem privilégios para uns e não para outros?
R: Cultura é a transformação do mundo historicamente através da educação pelo homem, diante de suas necessidades de existência, em sua caminhada pela história, habitando um mundo que é formado e organizado por ele mesmo. A relação da cultura com a educação deu ao homem privilégios para uns e não para outros porque ocorreu uma separação na educação: a educação formal e a informal, acontecendo ainda outra divisão social: a educação popular e a educação para os bem nascidos (elite).
3- O que é educação informal e por que ela deveria ser educação democrática?
R: Educação informal é o modo de educar que se faz empiricamente, através da comunidade e da tradição. Ela deveria ser democrática porque é a comunidade que transmite a cultura para os que não a conhecem, que recebem esse conhecimento o transformam e o perpetuam. O conhecimento prático educado informalmente é imediato, irrefletido, acrítico e não há comunidade que sobreviva sem a educação informal.
4- No relato do professor Kulesza com os pescadores houve uma troca de conhecimentos importantes. Qual foi essa troca de conhecimentos e por que o professor levou vantagem na aprendizagem em relação aos pescadores?
R: Os pescadores educam empiricamente os mais jovens por meio da transmissão na prática dos conhecimentos desenvolvidos ao longo dos anos, só que são conhecimentos constituídos, construídos