Texto 1 – Educação? Educações: Aprender com o Índio BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo, SP: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos, V. 20)

348 palavras 2 páginas
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Centro de Educação – CE
Didática
Prof(a): Mara Leite Simões

Texto 1 – Educação? Educações: Aprender com o Índio
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo, SP: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos, V. 20)

A educação encontra-se de maneiras diversas e por todas as partes. Envolve os processos de aprendizagem e ensinamento. Cada povo possui um entendimento diferente sobre tal, não existindo, portanto, um modelo base.
Brandão faz uma reflexão, que todos vivemos em situações que envolvem uma educação distinta, dependente do local, região e tradição seguida. O autor fala sobre a educação indígena, que os pequenos aprendem com ensinamentos dos adultos, a caçar, correr ou aconselhar, ter uma vida voltada à vida em selva. Discute ainda sobre as forma de aprendizagens de um povo, de cada povo e entre os povos, sendo definida de diversas maneiras.
A educação é constituída no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais. Está presente também onde não há escola e o professor não é o único a repassá-la. Espera-se a mudança para melhor de sujeitos e mundos através dela.
Há povos ou pessoas que se utilizam da educação como arma de dominação. Ela pode ser usada como ferramenta igualitária bem como reforçar a desigualdade entre os homens.
Ajuda a criar tipos de homens, participando, portanto, da formação de uma sociedade, de suas crenças e valores, que envolve trocas de símbolos. Para o autor, seria esta a visão positiva da educação. Contudo, há também a visão negativa, onde o autor se refere à utilização de um educador para repassar as ideias e práticas de quem o educou, muitas vezes com interesses políticos impostos.
Uma dada educação aplicada a uma dada sociedade pode deseducar outra sociedade se aplicada a esta, fugindo do contexto na qual normalmente esta inscrita.

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • livro estudos agrários
    93062 palavras | 373 páginas