Calculo 3
Campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica. Podemos afirmar que o espaço que envolve uma carga elétrica também se torna modificado, pois surge nele um campo elétrico de forças. Assim, podemos dizer que qualquer partícula que esteja eletrizada, quando colocada nessa região, fica sujeita a uma força elétrica, sendo de repulsão ou atração, dependendo do valor da carga. Sendo força uma proprieda escalar então Campo elétrico também é um vetor assim vamos estudar a direção sentido e intensidade do campo.Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.
Para carga Pontuais, temos:
Para o dipolo:
Com isso podemos perceber que a direção do campo pode ser percebida através do sinal das cargas que nem se encontra. Com isso podemos calcular o modulo do campo através da seguinte formula:
Unidade N/C
Objetivo
Verificar a diferença entre campos elétricos criados por separação de cargas e polarização, observando o comportamento no condutor e no dielétrico. Estudar e observar a formação e as características das linhas criadas por configurações de cargas conhecidas.
Material utilizado
Material
Quantidade
Material
Quantidade
Eletroscópio
1
Cabos eletricos
2
Placa isolante
1
Retroprojetor
1
Bastão isolante
1
Fonte de corrente continua
1
Anteparo de retroprojetos
1
Disco metálico para o bastão
1
Mini cubas
2
Óleo e farinha
Granel
Bastão misturador
1
Eletrodos
Vários
Flanela, papel ou pelo de animal
1
Bastão isolante com ponta metálica
1
Procedimento experimental
Parte I
1. Carregue o bastão, isto é, atrite o bastão com pelo de animal, papel ou feltro em movimentos