“EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO”.
DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA
PROFESSORA: ROSANA BENATTI FERREIRA PEREIRA
ALUNA: BRUNA DE MELLO DIAS DE BARROS
PERÍODO: 2º
1- LER O TEXTO: “EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO”.
2- CONFRONTAR A IDEIA CENTRAL DO TEXTO COM A CONCEPÇÃO ESCOLHIDA PELO GRUPO
3- ESCREVER UM TEXTO DISSERTATIVO SOBRE EDUCAÇÃO APRESENTANDO SUA OPNIÃO, CONFRONTANDO AS IDEIAS DOS TEXTOS LIDOS (10 LINHAS)
CONCEPÇÃO Nº 3
“ UMA EDUCAÇÃO POSSÍVEL SERÁ AQUELA SEM ILUMINADOS, SEM PROFETAS, SEM MISSÃO A CUMPRIR. QUEM ESTIVER DISPONÍVEL À SUA PRÁTICA, TAMBÉM, DEVERÁ ESTAR DISPOSTO A SAIR DO LUAGR DA ONIPOTÊNCIA, PARA OCUPAR O LUGAR DO ‘CLAUDICANTE’. MAS, A ASCULTA E CONCIÊNCIA DO ‘SINTOMA’ DA PEDAGOGIA PODEM LEVAR AO IMOBILISMO, E ESVAZIAR A EDUCAÇÃO DO SENTIDO E IMPORTÂNCIA QUE ELA DE FATO TEM, SE NÃO SE LANÇA MÃO DE UM SABER, CAPAZ DE FAZER COM QUE, MAIS DO QUE EXERCER ESSA PRÁTICA HISTÓRICA, POSSAMOS COMPREENDÊ-LA.”
EDUCAÇÃO
Entendo educação como uma relação mútua de ensino-aprendizagem entre quem ensina e quem aprende.
Tendo como base a concepção de nº 3, o educador não é um iluminado. Ele deve estar disposto a sair do lugar de onipotência, pois também está passível de erros. O educador deve buscar compreender a sua prática e durante esta compreensão, auto avaliar-se, valorizar àquilo que pode ser ensinado pelo seu aluno.
No texto: Educação? Educações: aprender com o índio, percebi uma grande valorização da sua cultura por parte dos colonizadores. Eles se colocam numa posição inerrante, de superioridade em relação aos índios, como se somente eles detivessem o conhecimento necessário para a vida, anulando a cultura e os saberes daqueles indígenas, o que vai de encontro com a concepção escolhida.