circuito maker
Introdução
O Circuit Maker é uma ferramenta computacional voltada para a simulação tanto de circuitos analógicos quanto de circuitos digitais. Como todo software de simulação nele é possível prever o comportamento de sistemas sem que seja necessário montá-los. Durante a fase de projetos é possível prever a quantidade de Circuitos Integrados que serão gastos no circuito total.
Área de Trabalho do Software
A figura mostra a área de trabalho do Circuit Maker V. 2000.
A barra de menus, acima da barra de ferramentas, trás opções tradicionais de abertura e fechamento de arquivos bem como opções conhecidas de edição.
A barra de tarefas
A barra de tarefas muda de acordo com o modo de simulação ativo no momento, analógico ou digital. A figura seguinte mostra a barra de tarefas com os botões próprios para a simulação de circuitos analógicos.
Para trocar de um modo de simulação para outro vá ao menu Simulation e selecione uma das opções, Analog Mode ou Digital Mode. A barra de tarefas ocultará os botões desnecessários e mostrará os botões necessários automaticamente.
Abaixo temos a barra de tarefas com os botões do modo de simulação digital ativados, veja q a mudança é mínima, os botões iniciais são idênticos. Na tabela mais a frente temos a descrição dos principais botões e suas funções.
Seta normal do mouse, usado para selecionar e posicionar componentes.
Ative este botão para ligar os componentes com fios.
Botão de texto, para inserir nomes e comentários.
Botão para apagar (deletar) componentes ou fios.
Ferramenta de prova, usada em simulações analógicas.
Reinicializa as simulações.
Colore os fios, vermelho nível lógico 1, Azul nível lógico zero e verde para alta impedância.
Roda a simulação em tempo real de circuitos digitais.
Simulação passo a passo (mais de uma passo pode ser necessário para produzir efeito graças ao tempo de retardo de cada porta).
Configurações