O que é um abrigo?
Local ou instalação que proporciona hospedagem a pessoas necessitadas.
Classificação de Abrigos
Permanente, Temporário – Fixo - Móvel
Quem organiza os abrigos temporários?
A responsabilidade de organizar um abrigo temporário é do órgão municipal de proteção e defesa civil (COMPDEC), podendo, sob forma de cooperação, ser organizado pelos órgãos estaduais e/ou federais de defesa civil, como também por entidades públicas ou privadas.
No planejamento da montagem e estruturação de abrigos temporários, devem constar, detalhadamente , as áreas que poderão ser ocupadas (com croqui), como também, as equipes de trabalho, com suas atribuições e os recursos que poderão ser utilizados.
O abrigo temporário tem origem no estilo de vida nômade, quando o clima passou a ser preponderante na busca por proteção e qualidade no habitar. As tendas foram se aprimorando ao longo da história, embora a essência do abrigar, proteger, guardar e confortar das antigas cavernas continuasse. O constante trânsito passou a exigir mais da estrutura do abrigo, pelo processo de montagem e desmontagem. Mesmo havendo disparidades regionais de culturas, as necessidades eram comuns e ainda continuam atualmente, importando a durabilidade dos materiais, a flexibilidade e a simplificação no transporte. Na transitoriedade encontramos o principal elemento da relação entre o abrigo temporário para situações de emergência e as culturas nômades, mesmo essa transitoriedade se dando por razões distintas, é dever hoje também, corresponder adequadamente ao meio ambiente minimizando o impacto.
A produção dos abrigos, temporários e portáteis, teve desenvolvimento crucial desde a primeira grande guerra mundial para uso militar, destacando-se o modelo criado pelo engenheiro canadense, o Capitão Nissen, “Esse grande sucesso se deveu ao fato de sua estrutura utilizar componentes fáceis de fabricar, intercambiáveis e obedecerem a uma coordenação modular, facilitando assim, sua montagem em campo”