O que é Software Livre? Quais as suas vantagens e desvantagens?
Quando o assunto é software livre, o que não faltam são vantagens. Não há gastos com o pagamento de licenças de uso nem envio de royalties ao exterior pelo Brasil.
Cabe deixar claro que apesar de não haver o custo com licenças, um software livre não é necessariamente grátis. As modificações e melhorias feitas nos códigos podem ser repassadas, copiadas livremente e até mesmo vendidas.
Os programas podem ser adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada usuário ou empresa. O usuário pode buscar as atualizações de código diretamente com a comunidade de desenvolvedores daquele aplicativo ou sistema, via Internet, uma vez que as melhorias promovidas são compartilhadas e tornadas públicas.
Os recursos do hardware são mais bem aproveitados. Os desenvolvedores de software livre têm como prática aproveitar ao máximo a capacidade das máquinas, prolongando assim a vida útil dos equipamentos.
A segurança é garantida. E isso acontece por uma razão bastante simples: como os códigos e as rotinas de processamento de um software livre são liberadas à comunidade e conhecidas por um número grande de pessoas, é mais fácil descobrir problemas ou até mesmo se antecipar a eles, garantindo mais integridade e segurança aos aplicativos. A condição de código aberto permite que os programas e as plataformas sejam auditados, para que se evitem fraudes e rotinas indevidas dentro do sistema.
Em suma, a abertura leva a uma maior validação do código, resultando em menor vulnerabilidade a intrusos e maior capacidade de desenvolvimento. Mais do que uma medida de segurança, software livre é uma medida de eficiência.
Praticamente não existe desvantamgem, no entanto, o desconhecimento dessa tecnologia pela