Trabalho sistemas operacionais sw livre comercial
Rafael Ferreira R.A: 2485735575
SOFTWARE LIVRE X SOFTWARE COMERCIAL
VANTAGENS E DESVANTAGENS
São Paulo
Maio 2015
1. Definição software livre e comercial O Software comercial é o software desenvolvido para comercializar ou com interesses empresariais. Note que comercial e proprietário não são o mesmo. A maioria do software comercial é proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre não-comercial.
As características "Livre" e "comercial" apenas representam atributos da licença do software. São modalidades de relações jurídicas que se pode estabelecer entre um particular e o fornecedor. No caso do "Software Comercial" significa que a distribuição é realizada por comercialização e se dará no regime jurídico clássico comercial no qual a relação é baseada em restrições e permissões onerosas ou não, tutelando-se tanto a propriedade a autoria, e utilização do mesmo.
No caso do "Software Livre" significa que a distribuição é realizada em um regime jurídico de colaboração não compulsória no qual a relação se baseia, ao contrário, em liberdades, tutelando-se tão somente a autoria e a permanência desse mesmo regime nas distribuições subsequentes do software. Os softwares livres são também programas com códigos-fonte aberto, ou seja, que podem ser livremente modificados e aperfeiçoados por programadores.
2. Vantagens e desvantagens software comercial
Vantagens do Software comercial:
Maior facilidade de implementação e adaptação.
É compatível com a maioria dos programas oferecidos.
É mais popular entre as pessoas, fazendo que se seja de mais fácil acesso para as pessoas.
Desvantagens do Software comercial:
É um software pago e de código fechado;
Enorme vulnerabilidade a invasões, o que contabilizam grandes prejuízos às empresas que o utilizam em função das frequentes paralisações e até perdas de dados;
Os softwares proprietários, por motivos óbvios, sofrem evoluções