Plano Financeiro
O plano financeiro é responsável por estabelecer o modo pelo qual os objetivos podem ser alcançados. Manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa. O controle e o plano financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, é extremamente fundamental que o empresário, com a ajuda de uma assessoria contábil, saiba como gerir os recursos financeiros adquiridos por sua empresa, pois disso dependerá a sobrevivência da mesma. Os demonstrativos que serão apresentados nesse plano de negócio são: Balanço Patrimonial, Demonstrativos de Resultados e Fluxo de Caixa respectivamente. Todos os itens supracitados serão mais detalhadamente evidenciados através de dados obtidos por análises estimativas realizadas pelo grupo por meio de pesquisas técnicas e orçamentárias que os sócios da sorveteria Ki-Delícia disponibilizaram para confecção deste plano.
4.1. Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial reflete a posição financeira em um determinado momento sendo constituído pelo: a) Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
b) Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
c) Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido pode ser substituída por Passivo a Descoberto.
Tabela I: Balanço Patrimonial
Ativos
R$
Passivo + PL
R$
Circulante Circulante Caixa 10.000,00 Contas a Pagar 4.500,00
Contas a receber 1.000,00 Impostos a