Introdução á informática
INTRODUÇÃO Á
INFORMÁTICA
Projetos Open Source
O software é open source (código aberto) está disponível para o usuário. Isso quer dizer que o usuário poder ler o código do programa. Há projetos que, dependendo da licença usada, também permitem a alteração do código fonte, com algumas ou nenhuma restrição.
Histórico
A história do movimento Open Source confunde-se com as origens do UNIX, da Internet e da cultura "hacker".
O rótulo "Open Source" surgiu em uma reunião em fevereiro de 1998. Tal debate juntou personalidades que se tornaram verdadeiras referências no que diz respeito ao Open Source, como Todd Anderson, Chris Peterson (Foresight Institute), Jon "Maddog" Hall e Larry Augustin (Linux International), Sam Ockman (Silicon Valley Linux User's Group) e Eric Raymond.
Evolução do OS
Esse tipo de software tende a evoluir muito mais rápido que os softwares proprietários, que dependem de recursos financeiros e de decisões comerciais para ter ou não alguma funcionalidade que os usuários queiram.
Projetos de software open source podem nascer de duas formas:
Quando há necessidade e há programadores ou empresas dispostos a criá-lo (caso do Linux).
Quando um grupo deseja criar algo para substituir um produto pago (CMSs, Lojas Virtuais)
A definição do Open Source foi criada pela Open Source Iniciative (OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de código aberto deve garantir:
CONCEITOS
DISTRIBUIÇÃO LIVRE
A licença não deve restringir de nenhuma maneira a venda ou distribuição do programa gratuitamente, como componente de outro programa ou não.
CONCEITOS
CÓDIGO FONTE
O programa deve incluir seu código fonte e deve permitir a sua distribuição também na forma compilada. Se o programa não for distribuído com seu código fonte, deve haver algum meio de se obter o mesmo seja via rede ou com custo apenas de reprodução. O código deve ser legível e inteligível por qualquer programador.