O que é sociologia
Do egípcio kēme (“terra”), a química é a ciência que se dedica ao estudo da composição, da estrutura e das propriedades da matéria, bem como as alterações sofridas durante as chamadas reacções químicas. Considera-se que a química moderna é a evolução da alquimia.
Existem diversos ramos dentro da própria química, que se agrupam segundo o tipo de estudo que realizam ou a classe de matéria que estudam. Podemos mencionar a química orgânica, a química inorgânica, a bioquímica (dedicada ao estudo de substâncias em organismos biológicos), a físico-química (analisa os aspectos energéticos dos sistemas químicos), a química analítica e a neuroquímica, entre outras.
A química pertence às ciências básicas, uma vez que faculta conhecimentos a numerosas áreas (como a biologia, a medicina, a farmácia, a geologia, a astronomia e a engenharia). Os processos naturais que estuda envolvem partículas fundamentais (electrões, protões e neutrões), partículas compostas (núcleos atómicos, átomos e moléculas) e estruturas microscópicas (cristais/vidro, superfícies).
REAÇÕES QUÍMICAS
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
-------------------------------------------------
Características
Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação. Essas leis de conservação se manifestam macroscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, deProust e de Dalton. De fato,