Movimento retilíneo e uniforme
Introdução
Movimento retilíneo e uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
As principais equações do MRU são a da velocidade média e a do deslocamento, descritas por: v_m=v= ∆x/∆t e x=x_o+vt .
Onde V_m é a velocidade média, v é a velocidade, x é o deslocamento, x_o é o ponto inicial do deslocamento e t é o tempo.
Nesse experimento foi comprovada essa teoria do MRV, mesmo havendo uma variação pequena nas medidas do deslocamento, mas é possível analisar claramente a velocidade média no MRU é basicamente continua, além do tempo, pois não há aceleração.
Procedimento Experimental Para a realização desse experimento é necessário:
* Um conjunto de colchão de ar linear;
* Um carrinho para colchão de ar;
* Conector do centelhador;
* Duas massas de 50g;
* Nível de bolha;
* Fita crepe.
Nessa experiência deverá ter bastante atenção e cuidado, pois o equipamento utilizado é de alta tensão, por tanto evite tocar nos contatos elétricos.
Com o colchão de ar já montado, regule o tempo de disparo do centelhador para 200ms. Adicione uma massa de 50g a cada lado do carro. Verifique se a fita de papel termosensível está posicionada corretamente. Ligue o fluxo de ar. Coloque o carro em contato com o disparador manual à direita do colchão linear. Execute