O que é Saúde Ocupacional
Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado nível de qualidade de vida no trabalho, assegurando a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.
A saúde ocupacional não é algo simples como muitos pensam, ela não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Os problemas que ocorrem com mais frequência para os profissionais da área da Saúde Ocupacional estão entre mortes e mutilações, intoxicações por vários produtos químicos, perdas auditivas, pneumopatias e dermatoses (Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 2010), além de transtornos psicológicos, mas a que mais levou pacientes aos consultórios é a famosa LER – Lesão por Esforço Repetitivo –, atacando funções musculoesqueléticas, principalmente a partir de 1980, quando as atividades em escritórios cresceram fortemente. Por isso, a adoção de políticas de segurança e saúde ocupacional (SSO) são tão importantes nos dias de hoje. As melhores empresas para se trabalhar são aquelas que têm visão de cuidar dos colaboradores. Proteger os interesses da mão de obra é um ciclo que traz de volta benefícios, para que a organização permaneça em equilíbrio e boa produtividade.
Saúde Ocupacional não é somente mais um custo que as empresas devem tabular ao fim do mês, Saúde Ocupacional é um benefício tanto para o empregado, quanto para o empregador.
A importância da Saúde Ocupacional
Os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa e para o trabalhador acidentado. Para as empresas, além de diminuir a produtividade, aumentar o índice de absenteísmo, são motivos de ações trabalhistas que geram indenizações de grande valor, já para o trabalhador além de afetar um item crucial que é a saúde, diminui a renda e aumenta o