O que é recrutamento e seleção
Recrutamento é basicamente um sistema de formação, onde a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pudente preencher. O recrutamento é feito através da necessidade eminente, presentes e futuras detectadas pela organização. Recrutamento este, que é realizado, baseado no planejamento.
As fontes de recrutamento podem ser externo ou interno como por exemplo: recomendação ou indicação de empregos; ex – empregados; anúncios em jornais ou revistas; sites coorporativos ou de empregos; escolas e universidades; sindicatos e associações de classe etc..., vale ressaltar o crescimento do uso das redes sociais onde os profissionais se cadastram evidenciando suas experiências e qualificações e formam uma rede com outros profissionais do seu network, onde podem fazer recomendações contando suas experiências quando trabalharam juntos.
Agora quando falamos em recrutamento, nos deparamos com o termo “Atração” que se destaca pela inovação e no diferencial na forma de se buscar profissionais no mercado de trabalho, através de investimentos feitos por algumas organizações para aperfeiçoar seus procedimentos.
A seleção é um procedimento a ser realizado a “duas mãos”, ou seja a empresa escolhe ou é escolhida. “Pesquisa brasileira que estuda os fatores de atração e retenção no trabalho demonstram que a imagem da empresa no mercado, a oferta de desafios, as perspectivas de crescimento, a liberdade de ação e um clima organizacional favorável despertam mais o interesse dos profissionais do que a remuneração.
Quando a área de recrutamento e seleção atua de forma estratégica ela pode planejar antecipadamente as demandas em relação do preenchimento das vagas.
No mercado, onde fala-se que tempo é dinheiro muitas empresas buscam profissionais já capacitados pela rapidez do retorno as organizações para níveis de gestão não podemos esquecer competências voltadas a gestão de pessoas.
Por Jaqueline Arruda (edição.