Pratica de Quimica Aula 4
Os ensaios de reações por via úmida são realizados com as substâncias em solução aquosa, ou seja, o reagente e substância problema (amostra) estão no estado líquido. No caso de amostras sólidas, a primeira etapa é dissolvê-las. O solvente usual é a água, ou um ácido se a amostra for insolúvel em água.
Para os ensaios de análise qualitativa, somente, empregamos as reações que se processam acompanhadas de variações nas suas propriedades físicas ou químicas facilmente detectáveis. Por exemplo, na mistura de soluções, para identificação de um dado íon deve ocorrer: formação de uma substância sólida (formação de precipitado), desprendimento de gás (formação de gases identificáveis através da cor, cheiro etc.), ou mudança de coloração (formação de complexos coloridos). Quando não existem observações visuais ou olfativas para uma reação, a sua ocorrência pode ser constatada através de um teste auxiliar tal como, um indicador, células elétricas que respondam a variação de concentração de H+, medidas de condutividade elétrica e outras propriedades.
Em geral, as reações de análise qualitativa inorgânica empregam soluções aquosas de sais, ácidos e bases. Estas substâncias são eletrólitos fortes ou fracos, dependendo do grau de ionização ou dissociação. Por exemplo:
Sal: BaCl2 → Ba2+ + 2 Cl- (eletrólito forte)
Ácido: CH3COOH → H+ + CH3COO- (eletrólito fraco)
Base: NH4OH → NH4+ + OH- (eletrólito fraco)
Ácido: HCl → H+ + Cl- (eletrólito forte)
Base: NaOH → Na+ + OH- (eletrólito forte)
A equação química que descreve uma transformação durante uma reação é chamada de equação molecular. Por exemplo:
NaCl (aq) + AgNO3 (aq) → AgCl (s) + NaNO3 (aq)
Uma representação mais precisa da reação, como realmente ocorre em solução, é dada pela equação iônica. Assim:
Na+ (aq) + Cl- (aq) + Ag+ (aq) + NO3- (aq) → AgCl (s) + Na+ (aq) + NO3- (aq)
Nesta equação, todas as substâncias iônicas são solúveis e encontram-se dissociadas na solução. A fórmula