o que é psicologia ?
O que posso fazer pra ter uma vida mais rica, feliz e produtiva? Como me relaciono com o ambiente físico e social? Estas são, decerto, algumas perguntas que todo ser humano se faz, desde que tem consciência de si. A investigação sobre a natureza humana antecede, talvez, a História escrita e a própria Filosofia. Esta, como ato reflexivo, é tão antiga quanto o Homem. Como ciência do conhecimento sobre o conhecimento. A preocupação com o interior do homem e com a maneira pela qual ele se relaciona consigo e com o ambiente está sempre presente.
A crise de identidade, que era própria da adolescência, se generalizou pelas outras fases da vida e toma conta de todos nós que vivemos numa cultura confusa, sem valores definidos e em busca da própria identidade. Preso, hoje, da angústia que caracteriza sua vida, o Homem, mais do que nunca, se encontra dividido, cheio de duvidas e questionamentos, necessitando, pois, de ajuda. Sem tempo para parar e pensar, sem poder aproximar-se da Natureza, tantas vezes sem amigos com quem desabafar, sentindo-se só, vazio e alienado, cada vez mais o ser humano se torna vítima de doenças psicossomáticas, ou seja, distúrbios emocionais.
Como auxiliar o indivíduo em todos estes impasses? Onde encontrar a proposta para uma vida mais rica, mais plena, mais livre? A psicologia é uma ciência que tenta buscar recursos neste sentido. Procura compreender o homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhes subsídios para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida. É, pois a Ciência do Comportamento, compreendida esta em seu sentido mais amplo. No sentido etimológico, seria a ciência da alma ou o estudo da alma. A partir daí que os gregos começaram suas especulações. Achavam que todo ser humano possuía uma contraparte imaterial do corpo, de onde provinham os processos psíquicos, dos quais o cérebro seria o mediador.
O rompimento brusco neste conceito