minerais formação das rochas
As rochas e os minerais são úteis para identificar as varias partes do sistema Terra. A mineralogia- ramo da Geologia que estuda a composição, a estrutura, a aparência, a estabilidade, os tipos de ocorrência e as associações de minerais.
O que é um mineral? Os minerais são os constituintes básicos das rochas, sendo homogêneos. Um mineral é uma substancia de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com composição química especifica.
Para ser qualificado com um mineral, uma substancia deve ser encontrada na natureza, produtos sintéticos não tem essa classificação.
Um mineral cristalino é formado por minúsculas partículas de matéria, ou átomos, que o compõem estão dispostas em um arranjo tridimensional ordenado e repetitivo. Sólidos que não possuírem esse arranjo ordenado são chamados de vítreos ou amorfos e não são considerados minerais.
Os minerais são definidos como substancias inorgânicas, excluindo assim os materiais orgânicos que formam os corpos das plantas e dos animais.
O que torna cada mineral único é a sua composição química e a forma como estão dispostos os átomos na sua estrutura interna.
1 - A estrutura atômica da matéria. Átomo é a menor parte de um elemento que conserva as propriedades físicas e químicas deste.
No centro de cada átomo há um núcleo denso, que contem toda a massa do átomo, este é formado por prótons (+) e neutros.
Circundando o núcleo há uma nuvem de partículas em movimento, os elétrons (-).
1.1 - Número atômico e massa atômica. O número de prótons do núcleo de um átomo é chamado numero atômico. A massa atômica de um elemento é a soma das massas de seus prótons e nêutrons. Isótopos tem mesmo numero de prótons.
2 - Reações químicas. As reações químicas são interações entre átomos de dois ou mais elementos químicos em certas proporções fixas, produzindo novas substancias químicas. Compostos químicos, tais como os minerais, são formados por transferências