Rochas
Para os estudos das rochas também é importante a determinação de seus minerais constituintes. Um agregado de minerais constitui uma rocha, composta por minerais essenciais e acessórios. A nomenclatura de uma rocha é dada pelos minerais essenciais, sendo que quando pertencem a uma mesma espécie mineralógica, a rocha será considerada monominerálica, e quando forem espécies diferentes será pluriminerálica.
Baseando-se em critérios genéticos, ou seja, como é seu modo de formação na natureza, a maioria das rochas pode ser classificada em 3 grandes grupos:
Rocha Magmática no Município de Almirante Tamandaré (PR)- Rochas magmáticas, eruptivas ou ígneas: são aquelas resultantes da consolidação do magma (material ígneo que está no interior do globo terrestre). Quando a consolidação do magma ocorre no interior da superfície formam-se rochas plutônicas. Ex.: Granito.
Quando ocorre em superfície (lava vulcânica) formam-se rochas magmáticas extrusivas. Ex.: Basalto.
As rochas ígneas escuras são ricas em minerais contendo magnésio e ferro, enquanto que as rochas ígneas claras são ricas em minerais como silício e alumínio.
A Pedra do Lopo no nosso município é um exemplo de Rocha Metamórfica e da ocorrência do Metamorfismo Regional- Rochas metamórficas: resultam da transformação de outras rochas pré-existentes, agora, sob novas condições de temperatura e pressão. Ex.: Mármore, Gnaisse, etc.
O metamorfismo regional ocorre em grandes extensões da superfície do globo terrestre, em conseqüência de eventos geológicos de grande porte como, por exemplo, na edificação de cadeias de