Administração
Os grandes expoentes da Escola Comportamentalista foram Abraham Maslow e Frederick Herzberg (teorias motivacionais), Douglas McGregor e Rensis Likert (estilos de administração e sistema de administração) e Herbert A. Simon (sistemas de decisão).
2 – Qual o conceito de motivação?
A motivação pode ser descrita como o direcionamento e a persistência da ação. Esta ação evidencia comportamentos e atitudes positivas ou negativas em relação aos objetivos pretendidos. Quatro características básicas servem de parâmetros para a definição motivação:
A motivação é definida como um fenômeno individual: Cada pessoa é única e todas as teorias anteriores assim o consideram.
A motivação é descrita, geralmente, como intencional: Considera-se que esteja sob o controle do trabalhador, e comportamentos que são influenciados pela motivação são vistos como escolhas de ação.
A motivação é multifacetada: Os fatores de maior importância são: o que mantêm as pessoas ativas (estímulo) e a força de um individua para adotar o comportamento desejado (escolha comportamental).
O propósito das teorias de motivação é predizer comportamento: A motivação não é comportamento em si e não é desempenho; motivação se refere à ação e às forças internas e externas que influenciam a escolha de ação de um individuo.
A motivação intrínseca esta relacionada a recompensas