Menalton Braff
"Das coisas que mais detesto é que alguém me defina. Quanta gente se perde na vida por culpa de uma definição! Chega um sujeito qualquer, sem responsabilidade nenhuma, e inventa os limites" •
Nasceu em Taquara, RS, em 23/07/1938).
•
Escritor e professor de literatura abandonou o curso de Economia na antiga Universidade do Rio Grande do Sul, devido a problemas políticos após o Golpe Militar de 1964.
•
Após a anistia publica seus dois primeiros livros sob o pseudônimo
Salvador dos Passos (nome de seu bisavô), com o intuito de ocultar o sobrenome de origem europeia.
•
Viria a abandonar o pseudônimo apenas em 1999, quando publicaria aquele com o qual viria a ganhar o Prêmio Jabuti de
Literatura em 2000, na categoria "Livro do Ano - Ficção": o livro de contos À Sombra do Cipreste.
•
Atualmente, aposentado do magistério, dedica todo seu tempo aos livros, dele e de outros escritores. Escreve mais de uma obra por ano e participa de conclaves culturais e palestras, além de ser membro e ex-presidente da Academia Ribeirão-pretana de Letras.
À Sombra do Cipreste (1999)
Que Enchente Me Carrega?(2000)
A Esperança por Um Fio(2002)
A Coleira no Pescoço(2006)
Bolero de Ravel (2010)
O Casarão da Rua do Rosário(2012)
“É fraca, muito fraca mesmo, esta luz amarela que, silenciosa, desce do teto e escorrega pelas paredes nuas, ricocheteando sem alvoroço nos ângulos mais salientes de nossos parcos móveis de cozinha.
Tão fraca que daqui mal distingo a cor da cristaleira e do elefante azul de tromba erguida e orelhas alceadas, inutilmente tentando fingir um aspecto selvagem que nunca teve ou terá, prisioneiro de sua imobilidade.” Aline Oliveira
Ingrid Rodrigues
Lukas Nunes
Yanca Xavier