minerias
Introdução
Esta monografia tem como objectivo principal o estudo sobre a formação do mármore.
No momento em que decidi escolher o mármore como tema para minha monografia, pensei que iria encontrar, com facilidade, artigos e documentos já publicados porém, na foi esta a realidade que encontrei. Deparei-me com algumas dificuldades para obter informações fidedignas publicadas. A biblioteca que tinha à disposição para realizar a pesquisa, a biblioteca do IPT, na minha opinião encontra-se um pouco desactualizada e com informação insuficiente no que toca a esta parte científica. Contudo, após uma pesquisa mais afincada, lá consegui encontrar a informação que tanto desejava, não encontrei muita, mas a que encontrei penso que foi suficiente para conseguir realizar o trabalho. Completei esta informação com uma pesquisa na internet. O meu trabalho consiste na apresentação do mármore, no entanto, para me fazer compreender melhor, nele faço uma pequena introdução sobre o que são as rochas metamórficas e de que processos de formação estas derivam.
Feita esta apresentação dedico-me então ao mármore, falando desde o seu processo de formação às suas características principais. Num outro ponto da monografia abordo um pouco do tema em Portugal, nomeadamente do Anticlinal de Estremoz.
1.1 Justificação
Dos vários temas propostos para a realização das monografias optei por escolher o tema que incidia sobre os mármores e devido à curiosidade que este tipo de rocha faz suscitar em mim. Isto, porque gostaria de perceber as várias valências do material em si com o objectivo de ficar a conhecer tão nobre material que possibilitou grandiosas obras de arte durante vários séculos.
Para além deste meu interesse esta monografia também me pode ser bastante útil a longo prazo, uma vez que, quando ingressar no mercado de trabalho me tenha que debruçar sobre este tipo de material numa possível intervenção.
1.2 Objectivos
Com este trabalho pretendo ficar a conhecer