Trabalhos
As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas pré-existentes. Surgem quando essas rochas atingem grandes profundidades ou são encaixantes nas intrusões magmáticas, sem atingirem o estado de fusão. Devido às novas condições de pressão e de temperatura diferentes das da sua gênese, as rochas vão sofrer alterações nas suas características originais.
Essas alterações consistem nos reajustamentos mineralógicos e de textura como consequência das novas condições física, nomeadamente de pressão e temperatura do meio, havendo outros fatores importantes no metamorfismo como a acção dos fluidos circulantes e do tempo.
2. Defina “Rocha metamórfica”.
As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.
3. Explique quais são e como agem os agentes de formação das rochas metamórficas.
Assim como as sedimentares, as rochas metamórficas também são rochas secundárias, isto é, a sua formação depende de uma rocha preexistente. A rocha metamórfica se forma pelo metamorfismo (transformação) de uma rocha preexistente. Os agentes de metamorfismo são pressão, temperatura e soluções. Os valores de pressão e temperatura do campo metamórfico são superiores àqueles de formação das rochas sedimentares e inferires àqueles das rochas ígneas. As principais rochas metamórficas são: filito, ardósia, xistos, gnaisse e mármore.
4.
Os processos metamórficos ocorrem em geral associados a processos tectônicos, esses processos provocam modificações nas condições físico-químicas às quais os protólitos estavam submetidos, o que conduz ao reequilíbrio dessas rochas através de reações metamórficas, que modificam a composição mineralógica e promovem